A Vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina do complexo B essencial para diversas funções no organismo. A forma metilcobalamina é uma das formas ativas da vitamina B12, que desempenha papéis vitais em várias reações metabólicas.
A Vitamina B12 é essencial para o metabolismo saudável do tecido nervoso. Sabemos que a deficiência de Vitamina B12 pode provocar distúrbios nervosos e danos cerebrais, bem como uma forma de anemia.
A Vitamina B12, assim como as outras vitaminas do complexo B, desempenham um papel importante no metabolismo, ajuda na formação de glóbulos vermelhos no sangue.
Estudos comprovam a importância da Vitamina B12 na proteção contra doenças neurológicas e do envelhecimento.
Algumas das desordens que podem ser tratadas com a suplementação da Vitamina B12 incluem a Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, distrofia muscular e envelhecimento neurológico.
Estudo aponta que a combinação de vitaminas B pode reduzir ou ajudar no alívio total dos sintomas da neuropatia, incluindo a B1, a B6 e a B12. Em específico, a B12 ajuda muito no metabolismo de ácidos graxos essenciais para a manutenção da mielina, tecido que protege as células nervosas, por isso tem a função antineurítico.
A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em vegetarianos restritos e em pacientes com síndrome de má absorção, distúrbios metabólicos e após gastrectomia. Os estados de deficiência do fator intrínseco, uma vez que este fator é necessário para absorção da vitamina B12.
Como o corpo tem capacidade de armazenar grandes quantidades de vitamina B12, sua defi ciência é quase rara. No entanto, a deficiência pode-se apresentar na incapacidade de utilizar a mesma. Esta incapacidade para ser absorvida desde o trato intestinal pode ser causada por uma enfermidade conhecida como anemia perniciosa. Além disso, os vegetarianos estritos que não ingerem quantidades adequadas de Vitamina B12 por meio de suplementos também são suscetíveis de padecer desta deficiência. Os baixos níveis de Vitamina B12 podem causar anemia, intumescimento e formigamento das extremidades e também outros sintomas neurológicos como debilidade e perda de equilíbrio.
COMPOSIÇÃO:
Vitamina B12 1mg
Excipiente qsp 1 cápsula
60 cápsulas
Posologia - Tomar 1 dose ao dia, pode ser pela manhã ou a tarde.
BENEFÍCIOS
CONTRAINIDICAÇÕES / EFEITOS ADVERSOS.
Não há relatos de interações medicamentosas com vitamina B12 sob a forma de metilcobalamina. De modo geral, seu uso concomitante com cloranfenicol pode antagonizar a resposta hematopoiética.
Contraindicado para quem tiver hipersensibilidade ao produto.
Como efeito adverso é possível a ocorrência de dor; rigidez; erupções de pele; sudorese e reações de hipersensibilidade (sensibilidade excessiva/alergia).
ATENÇÃO: Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!
“Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.”
Referências Bibliográficas:
Material técnico Fornecedor Infinity Pharma.
Material técnico Fornecedor Purifarma.
BATISTUZZO J.A.de O. Formulário médico Farmacêutico 3ª ed. São Paulo: Pharmabooks Editora, 2006.
ADVERTÊNCIAS:
- Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
- Imagens meramente ilustrativas.
- Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
- Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
- Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
- Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
- Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
- Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
- O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado.
- Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
- Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
- "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".